Fazer Amigos a Correr

Histórias desta minha paixão que é a corrida

quarta-feira, 12 de maio de 2010

101Kms Peregrinos

Antes de começar o meu relato da prova,só vos queria dizer que esta minha ausência tão prolongada,se deveu a falta de tempo e aproveitei para me concentrar...!
Aqui vai então o meu relato:
Dia 7/05/2010,saimos cerca das 15,00h,numa carrinha de 9 lugares,cedida pelo nosso amigo Eduardo Paquete(G.D.Bairro de Carcavelos),a quem aproveito para agradecer publicamente,eu,o Vitor Coelho,Angelo Pereira,Fernando Rocha,Arnaldo Marinho e Fernando Santos,em direcção a Ponferrada.Depois de uma viagem bastante animada e sem quaisquer percalços,chegamoa a Ponferrada e deparamos com o primeiro contratempo,a fila para levantar os dorsais,incluindo senhas para a Pasta e para a dormida no Polideportivo,era enorme.Mesmo o acto do levantamento,propriamente dito,era bastante moroso e confuso,notava-se perfeitamente que a organização era inexperiente e que esta era a 1ªedição,o que de certa forma serve de atenuante.
Lá nos instalamos e há que procurar onde era servida a Pasta,qual não é o nosso espanto,quando constatamos que tinhamos que comer ao ar livre,não chovia,mas estava um frio(brrr...),o que não era uma situação muito agradável.Mais uma vez,o que valia era o convívio e a animação,com os amigos,tanto de viagem,como outros que entretanto iam aparecendo.Lá encontramos o António Oliveira(que iria fazer a prova de BTT),o Marco Silva,o Mark Macedo,a malta da Confraria Trotamontes(José Moutinho,Pedro Marques,Luis Leite,Luis Pereira) e o pessoal do fórum de omundodacorrida.com,enfim,estava no "meu mundo" e tudo era quase perfeito,na perspectiva de fazer uma ultramaratona,rodeado de muitos e bons amigos,só me faltava a família para tudo estar perfeito,mas nunca sairam do meu pensamento e mais uma vez,esta minha modesta prestação é-lhes dedicada.
Depois de uma noite,mal,ou nada dormida,como já é habitual em mim,talvez devido á ansiedade,preparamo-nos para a "aventura",nenhum pormenor podia escapar.Dirigimo-nos para a zona de partida,a animação era grande,não tanto como em Ronda,mas a representação portuguesa era grande e fazia-se notar!
Ás 9,55h(!!!),hora portuguesa,é dado o tiro de partida e lá vamos nós...Não gosto muito de elaborar estratégias em ultramaratonas,porque os kms são muitos,as horas são muitas e muita coisa pode acontecer pelo caminho que nos estraga a estratégia.
Para esta duríssima prova,tinha ouvido o Fernando Rocha e o Arnaldo Marinho a combinarem um plano,que seria o de tentarem chegar antes da meia-noite.Pus-me a fazer as contas e para mim,seria no mínimo,tirar 17min. á minha prestação de Ronda/2009,o logo á partida me parecia perfeitamente possível e decidi,cá para mim,que os iria tentar acompanhar.
Enquanto andavamos dentro da cidade de Ponferrada,aconteceu uma situação inédita para mim,durante cerca de 3/4 kms,andou um carro da Polícia á nossa frente que nos obrigou a andar sempre em grupo dentro da cidade,isto para desespero dos atletas mais rápidos,mas que proporcionou um convívio e uma animação indescritível.A partir daí,havia que correr e desfrutar das belíssimas e fabulosas paisagens que iam aparecendo.Até,cerca do km 20,o clima estava bastante agradável,diria mais,o ideal para se fazer uma prova deste tipo,nem muito frio nem muito calor,não chovia,portanto até aí tudo corria bem.O nosso grupo(eu,Arnaldo e Fernando),ficou reduzido a mim e ao Arnaldo porque o Fernando foi obrigado a fazer uma paragem "técnica",mas cerca de 7/8 kms mais á frente já estavamos reagrupados outra vez.Foi quando a primeira grande dificuldade,começou a aparecer,a chuva lembrou-se de marcar presença e não mais nos largou.Como se não bastasse a distância,as subidas e descidas duríssimas,a chuva ainda provocou que o piso ficasse de tal forma que,durante vários kms,tudo era lama,lama,lama..."barro"(como dizem os espanhóis)!!
Durante vários kms,se era a subir escorregavamos para trás,ser era a descer escorregavamos para a frente e as possibilidades de queda estavam sempre presentes.Havia,no entanto,algumas zonas do percurso que eramos "obrigados" a parar,para admirar as deslumbrantes paisagens.Houve alguns sítios em que a paisagem era de tal maneira soberbe que até cortava a respiração.
Depois de todas estas vicissitudes,chegamos ao km 60,onde,e para grande espanto nosso,já lá estava a grande Analice Silva,que "Grande"mulher.
Aqui reside a minha grande crítica á organização,não é possível que só aos 60kms é que haja abastecimentos sólidos,e mesmo estes não eram os melhores para enfrentar uma prova desta exigência,de tal forma que aproveitei para comer,e o que havia eram uns "folhados" doces,com chocolate e maçã,para beber umas latas de Fanta,ou água.O que comi,mexeu-me de tal forma com os instestinos,que passados 3/4kms,era eu que era obrigado a duas paragens "técnicas",pois as cólicas eram enormes,mais á frente acontecia o mesmo ao Arnaldo.Ainda em relação a abastecimentos,só voltei a comer quando apareceu o "caldo caliente",que não era mais do que uma canja,servida em copos(!!),mas soube muito bem,pena foi que viesse tão tarde(86kms).Antes de aqui chegarmos,por volta dos 80kms,deparamos,na minha opinião,com o pior trilho de toda a prova,era noite cerrada,uma descida brutal,a lama quase até aos joelhos,o perigo de queda era eminente,isto durante,não consigo precisar,cerca de 500metros,o que valia era a boa disposição que até dava para nos rirmos da situação em que estavamos metidos.Lá continuamos,as perspectivas de cumprir o plano do Fernando,que apontava para as 12h40m,já estava posto de lado,então apontei para o objectivo de baixar das 14h.Só que,mesmo nos ultimos kms,a lama continuava a aparecer,o cansaço já era muito,mesmo assim as prestações foram excelentes.O Arnaldo,como estreante,fez 14h04m,o Fernando,que tinha como tempo de referência Ronda/2008,14h50m,terminou com 14h03m e eu que no ano passado tinha completado Ronda em 14h17m,terminei com 14h04m.
Concluindo,para primeira edição,a organização tem alguns ajustes a fazer,principalmente no que toca aos abastecimentos,foi no entanto uma jornada espectacular,onde valeu,sobretudo,o convívio com os amigos.
Agradecimentos:
Em primeiro lugar,á minha família,pela paciência e porque ás vezes são prejudicadas com as minhas ausências.
Ao Arnaldo Marinho e Fernando Rocha,pela entreajuda mútua durante toda a prova.
Ao Vitor Coelho,Angelo Pereira e Fernando Santos,pela companhia nos treinos e na viagem.
Ao António Oliveira,por ter deixado a semente das ultras e agora os frutos estarem bem á vista.
A todos os meus companheiros do G.D.Leões do Veneza,pela força que me têm dado,igualmente á malta dos PortoRunners.
Os meus sinceros parabéns pelas prestações,ao Pedro Marques,Luis Leite,Marco Silva,João Oliveira,José Moutinho,Mark Macedo.
A minha homenagem ao pessoal do fórum Omundodacorrida.com,pela boa disposição,á Verónica,espero que estejas recuperada.
Por fim uma palavra de encorajamento aos dois desistentes,Luis Pereira e Miguel Araújo,não desanimem,vocês não têm nada a provar a ninguém,FORÇA...!
Abraço a todos e até á Freita
Paulo Rodrigues

Nos próximos dias publicarei algumas fotos.

5 comentários:

  1. Nem sei que diga, pá.
    És grande! ... mas também és um grande maluco, ou não.
    As pessoas e os respectivos limites são diferentes. Não falta quem critique estas ultras, que efectivamente desafiam os limites físicos e psicológicos de que tem a coragem de as correr. Mas, quem é mais irresponsável: alguém que treina diariamente e com um plano de treinos estabelecido, cuidando ainda da alimentação e do repouso; ou aqueles que, como alguém que eu conheço, dão umas corriditas quando quando calha e se põem a fazer maratonas? Conheço um que não treina desde domingo passado e que no próximo domingo vai fazer uma meia na areia.
    Um grande abraço e parabéns por mais este feito ao alcance de muito poucos (e vão 3).

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Paulo por mais um desafio vencido.

    Um das coisas que mais admiro em ti é a tua sempre "Boa Disposição", até nos momentos mais difíceis. Pelos relatos do pessoal a prova foi tudo, menos facilidades, seja o frio, seja o terreno, seja os abastecimentos, etc.

    Continua assim e tudo na vida será mais fácil.

    Um abraço e até a Freita,

    Carlos Rocha

    ResponderExcluir
  3. Olá João
    O que eu costumo dizer,é que os "nossos limites estão entre as nossas orelhas"!É uma questão de os contrariar!
    Quanto a ti,também és um grande maluco,só mesmo um grande maluco tem a coragem de enfrentar o que tu enfrentas e treinando aquilo que treinas...quase nada!
    Agora uma rectificação,...(e vão 2).
    Abraço
    Paulo Rodrigues

    ResponderExcluir
  4. Olá Carlos
    Quanto á boa disposição,podes acreditar que ás vezes faço "das tripas, coração",mas é o primeiro passo para seguirmos em frente!
    Daquilo que te conheço,este era um desafio que também tu o irias superar e irias gostar!

    Abraço e até á Freita ou por aí num treino qualquer.
    Paulo Rodrigues

    ResponderExcluir
  5. Amigo Paulo
    Vim tarde mas vim. Não andava de bem com a minha consciência enquanto não viesse aqui comentar o teu relato e o teu grande feito.
    Muitos parabéns pela prova e pelo relato. Quem se mete nestas aventuras não é uma pessoa qualquer. São sempre pessoas com uma personalidade fortíssima, que testam os seus limites e que como tu me dizias há 2 anos atrás "fecham mal a mala".
    O importante é que estejas recuperado, que a prova te tenha trazido felicidade e que continues a contagiar os que te rodeiam com motivação e boa disposição.
    Um grande abraço e até um dia destes numa das ruas da nossa cidade.
    Vitor Dias

    ResponderExcluir